terça-feira, 30 de junho de 2009

"SE BLOG" LULA SEGUE O BOM EXEMPLO


Depois do presidente Lula apanhar barbaridade da grande imprensa, anuncia-se que o Planalto vai lançar também, daqui a um mês, o seu blog. Registro aqui, com satisfação, palavras de Lula, na sexta-feira, dia 26, em Porto Alegre, durante discurso no 10o Fórum Internacional de Software Livre:“Finalmente este país está tendo o gosto da liberdade de informação. Estamos vivendo um momento revolucionário da humanidade em que a imprensa já não tem o poder que tinha há alguns anos. A informação já não é mais uma coisa seletiva em que os detentores da informação podiam dar golpe de Estado".Esperamos que o blog ajude a curar a azia do presidente

FONTE: BLOG DO JADSON

sábado, 27 de junho de 2009

Da série : "Você sabia?"


O Terminal de Integração "Vicente Rabelo", na Cidade Nova . O nome do terminal é uma homenagem ao pai do deputado federal Wladimir Costa (PMDB). O Sr. Vicente Rabelo, que trabalhou muitos anos como motorista de ônibus. Para o Pai do Dep. é uma satisfação e orgulho ter o terminal com seu nome. "Iniciei minha função como motorista na década de 50 e com o dinheiro do meu trabalho consegui sustentar minha família", declarou na inauguração do terminal em janeiro de 2009.

JORNAL CIDADE NOVA 11 ANOS , informando a população de Ananindeua

Jornal Cidade Nova completa 11 anos com 138ª edições, "Independente, imparcial e sem compromissos com partidos ou instituições", segundo seu diretor-fundador Orlando Henrique a tiragem mensal 3.300 exemplares são distruibuidos gratuitamente para escolas, panificadoras, farmácias e etc.. levando informações a população de Ananindeua.
O Jornal Cidade Nova foi tema de trabalho de alunos de comunicação da FAEPA , UFPa e UNAMA.
Parabéns. Orlando e equipe





sexta-feira, 26 de junho de 2009

Projeto “Aluno Nota 10” da Prefeitura de Ananindeua (Pará)






Projeto “Aluno Nota 10” da prefeitura de Ananindeua (Pará), é para incentivar a educação e estimular a participação dos pais na vida escolar dos alunos. A cada bimestre, os três melhores alunos das escolas públicas municipais são premiados por terem nota mínima 8, boa disciplina, frequência de 75% e os pais participarem das reuniões. No lançamento, foi realizada a primeira premiação com 309 alunos da 1ª a 8ª série e da 1ª a 4ª etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os primeiros lugares receberam R$300 reais, os segundos colocados ganharam aparelhos de dvd e os alunos que ficaram em terceiro lugar foram premiados com MP3.

Além da premiação dos alunos, pais e comerciantes do município também ganham com a iniciativa da Prefeitura de Ananindeua. “O objetivo da Prefeitura é investir na educação oferecendo estímulo ao aluno para que ele fique a vontade na escola. Além disso, possibilitando aos pais destes alunos vantagens para que toda a família seja beneficiada”, comentou o prefeito de Ananindeua, Helder Barbalho.
Os pais dos alunos premiados terão isenção do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) e receberão um cartão de desconto para ser usado em farmácias, supermercados, lojas de materiais de construção e outros estabelecimentos comerciais conveniados ao projeto Aluno Nota 10. Os locais credenciados receberão descontos em impostos.
A secretária de Educação de Ananindeua, Elieth Braga, afirma que o projeto “Aluno Nota 10” estimula toda a comunidade escolar. “O Aluno Nota 10 incentiva o aluno à educação, trabalha com os pais desses alunos e ainda busca dar mais motivação para os professores trabalharem em sala de aula, pois todos querem ser o professor do Aluno Nota 10”, conclui ela.
A primeira premiação foi especial, pois entre os 309 estudantes, um deles teve motivos a mais para comemorar os bons resultados alcançados através dos estudos. O aluno Moacir Cordeiro, da 7ª série da Escola Municipal "Laércio Barbalho", além de ser condecorado no projeto "Aluno Nota 10", ele recebeu das mãos do prefeito Helder computador, troféu e medalha pela segunda colocação na Olimpíada Nacional de Matemática. A Universidade Federal do Pará também ofereceu ao estudante uma bolsa de estudos no núcleo de pesquisas matemáticas. “Agradeço pelo incentivo que a Prefeitura de Ananindeua dá à educação, pois tenho ganhado muito com a educação de qualidade que é dada para nós, alunos, não apenas pelos prêmios, mas principalmente pelo conhecimento adquirido”, disse emocionado o estudante.

Da coluna do Anselmo Gois (O Globo)


De um ambulante, segunda-feira, num, ônibus (Santa Cruz-Barra), no Rio, tentando vender suas balas aos passageiros: "Eu podia estar no Senado, mas estou aqui, vendendo essas balinhas.." Há testemunhas.

Pinduca canta Ananindeua!

Segundo Paulo Cocada percussionista do nosso grande Pinduca o próximo CD do rei do Carimbó que está no forno, tem uma composição em homenagem ao município de Ananindeua.

Valeu Rei Pinduca..
Paulo Cocada

quinta-feira, 25 de junho de 2009

CANDIDATO PRÓPRIO, PMDB


A Juventude Peemedebista realiza no dia 27, sábado, na Câmara Municipal de Ananindeua, o I Encontro Metropolitano do PMDB Jovem. Na oportunidade, vão lançar ao partido, a campanha “Eu quero votar 15” , que busca mobilizar o PMDB em torno de uma candidatura própria ao Governo do Estado Pará.

Olha o dedinho do Helder Barbalho ai!

E POR FALAR EM SAUDADE, ONDE ANDA VOCÊ?


Os Projetos para o município os grandes debates, a cobrança ao executivo de melhorias de vida para a população.
Os vereadores de Ananindeua?

Pedrinho Cavalerro, Bate-Papo


PEDRINHO CAVALLERO(PC)
Ananindeuadebates (AD):
- Pedrinho, quantos anos de estrada?

Pedrinho Cavallero:
– 30 anos, isso valendo oficialmente, profissionalmente, mas eu acho que na estrada estou desde que nasci. rsss

AD: -A música no Pará vai bem?

PC: – Sempre esteve bem, o que falta são políticas públicas adequadas, condizentes para todos os talentos que tem nossa terra, de todos os lados, de todos os setores e níveis.

AD: - Você é morador de Ananindeua há quantos anos?
PC:
- 20 anos !

AD: - Um lugar de Ananindeua que vc. gosta?
PC: - Café Portela, meu compadre, rsss



AD: - Pedrinho, obrigado

terça-feira, 23 de junho de 2009

O CAMINHO DAS PEDRAS, Quilombola do Abacatal, Amazônia, ANANINDEUA

Comunidade quilombola Abacatal é constituída por 62 famílias e está localizada no município de Ananindeua que é vizinho a Belém. Uma viagem de carro do centro de Belém até a comunidade leva cerca de uma hora. A origem da comunidade está ligada aos vários engenhos de cana-de-açúcar que existiram ao longo dos séculos XVIII e XIX nas proximidades de Belém, às margens de rios como o Guamá, Bujaru, Acará e Moju. O Engenho do Uriboca, do Conde Coma Mello, era uma dessas propriedades e é nele que se inicia a história da comunidade quilombola de Abacatal. As terras da comunidade foram deixadas como herança pelo Conde Coma Mello para três de suas filhas: Maria do Ó Rosa de Moraes, Maria Filistina Barbosa, Maria Margarida Rodrigues da Costa. As "Três Marias", como são chamadas, foram filhas de Coma Mello com sua escrava Olímpia.A memória desta época está materializada no Caminho das Pedras construído pelos escravos da antiga fazenda ligando o igarapé Uriboquinha à casa do Conde, como conta Maria Ediléia Carvalho Teixeira, uma jovem liderança da comunidade:
" Esse caminho de pedras, ele tem uns 500 metros de comprimento e meio metro de largura. Aí descobriram que foram os escravos que tinham feito para quando o Conde viesse da cidade de Belém. Porque nessa época só se andava pelo rio, quando ele desembarcasse lá no rio, no igarapé, para ele não sujar os pés de lama ele fez com que os escravos fizessem esse caminho de pedras. E aí esse caminho de pedras, quando a maré tava seca (porque a maré enche e baixa), fez com que se forrasse até o fundo do igarapé
".

Para garantir a sua subsistência, os homens e mulheres de Abacatal desenvolvem diversas atividades econômicas: plantam roçados e hortas, produzem e vendem carvão, coletam e comercializam açaí, extraem e vendem madeira e pedra. A comunidade tira proveito da proximidade com o centro urbano para comercializar seus produtos, participando aos sábados de uma feira em Ananindeua. Levam à feira produtos de seus roçados (derivados da mandioca, o maracujá, o jambu). Segundo Castro & Marin, o sistema de produção agrícola combina as roças de inverno e verão (mandioca, milho, maxixe, macaxeira e jerimum) e as culturas perenes e semiperenes (como cupuaçu, açaí, pupunha, uxi, acerola e maracujá).


.Fontes consultadas:
Castro, Edna & Marin, Rosa A.No caminho de pedras de Abacatal - experiência social de grupos negros no Pará . NAEA/UFPA, Belém, 2004.

Foi bonita a festa, aniversário de Sandra Batista


Domingo dia 21/06 os amigos e assessores da Vice-prefeita fizeram um grande arraial para comemorar seu aniversário, foi uma festa bonita no Complexo da Cidade Nova VI.
Com apresentações musicais de Eduardo Bueres e seu Boi Estrelado, Léo Tocantins e quadrilhas juninas, o evento contou com a presença do Dep. Paulo Rocha e do Profº Bira Diniz.


















































segunda-feira, 22 de junho de 2009

Bate Papo, Paulo Rocha Responde,



O Dep. Paulo Rocha presente no aniversário da vice-prefeita de Ananindeua Sandra Batista ontem no complexo esportivo da Cidade Nova 6 respondeu educadamente ao bate papo do ananindeuadebates..


Ananindeuadebates. Luís Freitas é candidato a dep. Estadual pelo PT?

Paulo Rocha. - O companheiro tem que procurar unidade e consenso entre os companheir@s do PT e sua Tendência (unidade na luta).

Os primeiros 500 acessos nenhum blog esquece.


Com 11 dias de vida digital o Blog teve 500 acessos, vamos para frente que atrás vem gente.

Valeu....

domingo, 21 de junho de 2009

E por falar em saudade onde anda você?





Hoje é domingo dia de saudade, e por falar em saudade, onde anda o Dep. Pioneiro depois da eleição municipal sumiu das terras Ananin.

sábado, 20 de junho de 2009

POLUIÇÃO ELEITORAL


Os candidatos saem pichando os muros que compram... Tem até uns candidatos ousados que picham sem autorização e a quantidade de muros sujos que após a eleição deixa a cidade poluída e feia, tem aqueles que se elegeram e o cidadão tem como reclamar e aqueles que tomaram doril após a eleição, onde reclamar? o TRE e a Secretaria de Meio Ambiente com a palavra.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

O Centro Nacional de Primatas (CNP), em Ananindeua (PA)

O Centro Nacional de Primatas, localizado em Ananindeua (PA), é o maior centro de Primatologia da América Latina e um dos 10 maiores do mundo. Hoje, 25 pesquisas estão em andamento no CENP. A tentativa de se encontrar uma vacina contra a Malária, a leischmaniose e investigações específicas da Primatologia são apenas algumas das ações desenvolvidas.O Centro foi criado a partir de um convênio entre o Ministério da Saúde, Ministério da Agricultura, a Organização Pan-americana da Saúde e Organização Mundial da Saúde. A Portaria Ministerial nº 115, de 15 de março de 1978, estabeleceu o convênio. Na época, o Brasil precisava de uma política de uso racional dos recursos naturais na área da Primatologia, uma vez que os países da Ásia e da África estavam fechando as portas para a questão do uso dos macacos em pesquisas. Com isso, pesquisadores do mundo inteiro voltaram as atenções para os macacos latino-americanos. Recursos - O CENP é mantido por um orçamento programado, que é enviado à Fundação Nacional Saúde – Funasa. Ele é integrado ao orçamento do Ministério da Saúde e posteriormente vai para a sanção do Presidente da República.
Os Objetivos: - Planejar e executar política de desenvolvimento de pesquisas científicas voltadas para as populações de primatas não-humanas do Brasil; - Proporcionar o suprimento necessário às pesquisas no campo das ciências da saúde;- Assegurar a preservação das espécies;- Estudar os aspectos relacionados com a ecologia, biologia e a patologia das espécies de primatas.

Link do CENP
Endereço:Br 316, km 7 Caixa Postal Nº 44CEP: 67.030-000Tel.: (091) 3255-1720Ananindeua - PA - Brasil

quinta-feira, 18 de junho de 2009

A sucessão estadual de 2010 passa por Ananindeua:






O Prefeito Helder Barbalho, “Príncipe Herdeiro do clã Barbalho”, é pedra em qualquer tabuleiro político, tanto do governo como da oposição mas, como escreveu o Poeta Drummond “tinha uma pedra no meio do caminho”, essa pedra colocada pelos estrategistas do Palácio dos Despachos, tem “nome” a Vice-Prefeita, “Companheira” Sandra Batista do PT.
Só há uma previsão e não precisa ser mãe Dináh para fazer ou Helder ou Sandra sai do “Palácio Verde” (ou os dois, ai já é uma aposta), para disputar um lugar ao sol em 2010.
Muitas águas ainda vão rolar
.....

A Política de cota e o Pro UNi, DEM (ex-PFL) é contra






Da Coluna do Elio Gaspari na FSP 17/06 cota de sucesso da turma do ProUni
A DEMOFOBIA pedagógica perdeu mais uma para a teimosa insubordinação dos jovens pobres e negros. Ao longo dos últimos anos o elitismo convencional ensinou que, se um sistema de cotas levasse estudantes negros para as universidades públicas, eles não seriam capazes de acompanhar as aulas e acabariam fugindo das escolas. Lorota. Cinco anos de vigência das cotas na UFRJ e na Federal da Bahia ensinaram que os cotistas conseguem um desempenho médio equivalente ao dos demais estudantes, com menor taxa de evasão. Quando Nosso Guia criou o ProUni, abrindo o sistema de bolsas em faculdades privadas para jovens de baixa renda (põe baixa nisso, 1,5 salário mínimo per capita de renda familiar para a bolsa integral), com cotas para negros, foi acusado de nivelar por baixo o acesso ao ensino superior. De novo, especulou-se que os pobres, por serem pobres, teriam dificuldade para se manter nas escolas.
Os repórteres Denise Menchen e Antonio Gois contaram que, pela segunda vez em dois anos, o desempenho dos bolsistas do ProUni ficou acima da média dos demais estudantes que prestaram o Provão. Em 2004, os beneficiados foram cerca de 130 mil jovens que dificilmente chegariam ao ensino superior (45% dos bolsistas do ProUni são afrodescendentes, ou descendentes de escravos, para quem
não gosta da expressão).
O DEM (ex-PFL) e a Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino foram ao Supremo Tribunal Federal, arguindo a inconstitucionalidade dos mecanismos do ProUni. Sustentam que a preferência pelos estudantes pobres e as cotas para negros (igualmente pobres) ofendiam a noção segundo a qual todos são iguais perante a lei. O caso ainda não foi julgado pelo tribunal, mas já foi relatado pelo ministro Carlos Ayres Britto, em voto memorável. Ele lembrou um trecho da Oração aos Moços de Rui Barbosa: “Tratar com desigualdade a iguais, ou a desiguais com igualdade, seria desigualdade flagrante, e não igualdade real”.
A “Oração aos Moços” é de 1921, quando Rui já prevalecera com sua contribuição abolicionista. A discussão em torno do sistema de acesso dos afrodescendentes às universidades teve a virtude de chamar a atenção para o passado e para a esplêndida produção historiográfica sobre a situação do negro brasileiro no final do século 19. Acaba de sair um livro exemplar dessa qualidade, é “O jogo da Dissimulação – Abolição e Cidadania Negra no Brasil”, da professora Wlamyra de Albuquerque, da Federal da Bahia. Ela mostra o que foi o peso da cor. Dezesseis negros africanos que chegaram à Bahia em 1877 para comerciar foram deportados, apesar de serem súditos britânicos. Negros ingleses negros eram, e o Brasil não seria o lugar deles.
A professora Albuquerque transcreve em seu livro uma carta de escravos libertos endereçada a Rui Barbosa em 1889, um ano depois da Abolição.
Nela havia um pleito, que demorou para começar a ser atendido, mas que o DEM e os donos de faculdades ainda lutam para derrubar: “Nossos filhos jazem imersos em profundas trevas. É preciso esclarecê-los e guiá-los por meio da instrução”.
A comissão pedia o cumprimento de uma lei de 1871 que prometia educação para os libertos. Mais de cem anos depois, iniciativas como o ProUni mostraram não só que isso era possível mas que, surgindo a oportunidade, a garotada faria bonito.

terça-feira, 16 de junho de 2009

Candidato a Deputado Estadual



Luís Freitas Secretário de Segurança de Ananindeua, avisou a Paulo Rocha cacique de sua tendência no PT (Unidade na Luta), que é candidato a Deputado Estadual.

segunda-feira, 15 de junho de 2009


Duda Bueres cantor e grande compositor, morador de Ananindeua está lançando O Cd do Estrelado e Comitiva "Cuíra Urbana". Duda está recebendo convites de apresentação por todo o interior do Estado, a galera quer conhecer o boizinho estrelado e a sua comitiva, o ano promete, a quadra junina vai ver o boi dançar, bumba meu boi bumbá!Amigos da blogosfera o Cd foi prensado e espera por ti, vem buscar o teu Estrelado! Quem ainda não comprou passa no Café Portela ... O Cd do Estrelado e Comitiva "Cuíra Urbana" está tocando no Programa do Edgar Augusto - "A Feira do Som" da Rádio FM Cultura. Viva o Estrelado e sua Comitiva!!!

sábado, 13 de junho de 2009

CULTURA... ONDE ESTÁS, QUE NÃO TE VEJO ?!




Qualquer um que tenha participado de uma reunião de escritores há concordar que. mais do que um encontro de sonhadores e idealistas, tais eventos são um conclave -- por vezes, conchavo -- de desiludidos, de derrotados.
Vamos a tais eventos com a incômoda sensação de que aquilo "não vai dar em nada", de que é pura perda de tempo se criar mais uma associação, grupo. academia, etc. Ninguém ignora que Governo e Prefeituras só se propõem apoiar promoções de porte, atividades que envolvam as massas, como o futebol, o carnaval, forrós, folias, micaretas e no máximo um bingo ou baile oficial.

Literatura, pintura, teatro quase sempre, balé, artes plásticas e até a música (MPB) "dançam" literalmente ao sabor do menosprezo dos alcaides ou da indiferença geral.
Livros, se (e quando) são publicados, atendem apenas aos interêsses do gestor muncipal do momento ou, produzidos em Brasília, contemplam a vaidade desmedida da alcatéia "política" que a frequenta, relatando a tal atividade (?!) parlamentar de elementos -- o melhor têrmo para quase todos -- que "trabalham" menos de 80 dias por ano e recebem do povo (que os elegeu) 15 ou 16 super-salários.

O que sobra para o pintor amador, para o escritor ou poeta "de gaveta", para o músico ou artista de fim-de-semana? Só desilusão, desesperança, uma perspectiva árida ou a saída inglória de usar minguados recursos próprios a fim de editar seus livros ou pintar suas telas.

Afinal, onde está a CULTURA ANANIN... que ninguém vê?! O que é preciso para despertar no Poder público uma sensibilidade para com artes & artistas que êle teima em não ter? Há mais de 20 anos que vejo surgirem e sumirem pintores, escultores, fotógrafos, poetas e músicos EM ANANINDEUA, sem que recebam UM SÓ CENTAVO de uma Prefeitura voltada apenas para bailes, bingos e atividades de massa (como o futebol), eventos sociais (?!) curiosamente sempre ligados à comercilaização de bebidas. Será isso mera coincidência ? Queremos mais CULTURA e menos festas... é o que eu penso!

Nato” Azevedo é Poeta e Escritor e Morador de Ananindeua.
Tem publicado mais de 50 textos nos jornais de Belém e Ananindeua, cidade vizinha. Membro da UBT-Belém (União Bras. de Trovadores) e da ALA-A (Assoc. de Letras e Artes de Ananindeua) fui vencedor em 9 concursos nacionais de poesia/contos, tenho 51 Menções Honrosas em eventos literários de vinte cidades em 11 Estados e 210 textos em jornais culturais e revistas de 52 cidades em 9 Estados. Estou em 14 coletâneas literárias de 4 Estados, principalmente em obras da IGAÇABA Prod. Culturais, da cidade de Roque Gonzales/RS. Participa da coletânea "A Poesia Contemporânea de Ananindeua"
ps.: AUTORIZO A DIVULGAÇÃO NO SITE... ANANINDEUADEBATES
!

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Marcílio Monteiro debate "Projeto Ação Metrópole" em Ananindeua










Os Vereadores e moradores de Ananindeua presentes na Câmara Municipal, no dia 02 deste mês, tiveram a oportunidade de conhecer os detalhes do Projeto Ação Metrópole. Foi durante a Sessão Plenária ( requerimento do Veredor Pedro Soares-PT ), que reuniu 16 membros do Legislativo. Participaram do encontro o Secretário de Projetos Estratégicos, do governo Ana Julia o Sr. Marcílio Monteiro



O Projeto Ação Metrópole será desenvolvido em duas etapas. Na primeira, serão implementadas sete obras de infraestrutura viária.: a abertura da avenida Independência até a avenida Júlio César, a construção de um trevo de quatro pétalas (na interseção da Júlio César com a Pedro Álvares Cabral), a revitalização da Rodovia Arthur Bernardes, a passagem subterrânea na avenida Dr. Freitas com a Almirante Barroso, a duplicação das avenidas Perimetral e Transmangueirão, e a extensão da João Paulo II até o elevado do Coqueiro. Na segunda etapa será instalado o sistema integrado de transporte metropolitano com corredores estruturados e terminais de integração, isto é, pontos onde o usuário de ônibus poderá fazer o transbordo.
Os recursos para as obras de infraestrutura já estão garantidos por meio de financiamentos com o Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. O governo do Estado negocia a possibilidade da JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão) financiar a segunda etapa do Ação Metrópole. De acordo com o secretário Marcílio Monteiro, a expectativa é que a JICA não só atualize o Estudo de Viabilidade Econômica do Plano de Transporte Metropolitano, mas também seja a financiadora.O Secretário observou que um dos maiores benefícios do projeto será a garantia de maior fluidez no trânsito na região metropolitana de Belém. O usuário terá uma condição de mobilidade. Ele passará a ter uma rede integrada, onde poderá fazer qualquer tipo de deslocamento dentro da região metropolitana, pagando apenas uma passagem, com um sistema de transporte coletivo mais confiável, mais seguro, mais veloz.Os vereadores presentes se manifestaram através de perguntas, que eram prontamente respondidas. Como por exemplo, a questão ambiental, foi respondido que já foi feito o estudo de impacto ambiental nas áreas que ocorrerão interferências para a conclusão do projeto.
O Secretário informou que está a disposição de novos debates e que sinaliza para a criação de uma comissão para que ainda em junho volte a se reunir. E falou: ”Torna-se indispensável a participação de todos os segmentos da sociedade para a realização deste projeto", concluiu o secretário.
Obs. Segundo os presentes é a primeira vez que um Secretário de Estado vem expor um projeto de governo na Câmara Municipal de Ananindeua.

terça-feira, 9 de junho de 2009

Ananindeua, o Município






Ananindeua é um município brasileiro do estado do Pará. Localizado na Grande Belém, é o segundo mais populoso município do estado e o terceiro da Amazônia. Sua população estimada é de 498.095 habitantes, está a uma latitude 01º21'56" sul e a uma longitude 48º22'20" oeste.Possui uma área de 191,42,9 km².
O nome Ananindeua é de origem
tupi, deve-se a grande quantidade de árvore chamada Anani, uma árvore que produz a resina de cerol utilizada para lacrar as fendas das embarcações. A cidade é originária de ribeirinhos, começou a ser povoada a partir da antiga Estrada de Ferro de Bragança.Originalmente considerada "cidade dormitório", apresentou um considerável desenvolvimento nos últimos anos, decorrente da falta de espaço para a construção de novas moradias em Belém. Teve seu maior incremento polpulacional a partir da construção ba BR-010 (Belém-Brasília)na década de 1960, na qual as industrias localizadas em Belém começaram a se estabelecer ao longo desta rodovia. Na década de 1970, inicia a construção do primeiro conjunto habitacional Cidade Nova, programa de habitação de ambito Federal, sob responsabilidade da Companhia Habitação do Estado do Pará (COAHB), foi uma espécie de ordenamento da periféria. A área foi adquirido aos poucos, pertencia em sua maioria a japones e nordestinos, que possuim hortas e granjas, a COHAB comprou os terrenos e foi inaugurando as Cidades Novas, que ao todo são 9 (nove). Depois foi inaugurado o conjunto Guajará







A área insular de Ananideua, fica ao norte do município, sendo composta por 9 ilhas, são elas: Viçosa, João Pilatos, Santa Rosa, Mutá, Arauari, São José da Sororóca, Sororóca, Sassunema e Guajarina. É ´formada por inúmeros rios, com destaque para o Maguari, e furos, com destaque para o da Bela Vista e das Marinhas, e igarapés.







Bairros
40 horas
Águas Brancas
Águas Lindas
Atalaia
Aurá
Cajuí
Centro
Cidade Nova
Coqueiro
Curuçambá
Distrito Industrial
Dom Bosco
Dona Ana
Guajará
Guanabara
Heliolândia
Icuí
Jaderlândia
Jibóia Branca
Júlia Seffer
Laranjeira
Maguari
Paar
Providência
Samambaia
Santana do Aurá







História
Referências históricas datadas de meados do século XIX permitem identificar traços da fundação do Município de Ananindeua. Esses traços guardam relação com o estabelecimento de uma parada e/ou estação da Estrada de Ferro de Bragança, na área territorial, no lugar onde, hoje se encontra instalada sua sede municipal. Originalmente, Ananindeua pertencia à circunscrição de Belém. A partir da localização da estação da Estrada de Ferro, o seu povoamento começou a adquirir dinamismo, sendo reconhecido como freguesia, e mais tarde, como Distrito de Belém.
Nas fontes históricas consultadas, não foi possível encontrar os instrumentos eclesiásticos da sua elevação à categoria de freguesia, nem os instrumentos legais de sua consideração como Distrito.
Sabe-se, no entanto que, em 1938, por um Ato do Governo Estadual, passou a ser considerada como sede distrital, pertencendo ao Município de Santa Isabel, retornando ao patrimônio territorial de Belém. Pelo Decreto-lei Estadual nº 4.505, de 30 de dezembro de 1943, promulgado pelo Interventor Federal, Magalhães Barata, o Município de Ananindeua foi criado, acontecendo sua instalação, como tal, em 3 de janeiro de 1944.
Para dirigir o novo Município, assumiu a prefeitura Claudemiro Belém de Nazaré. No mês de outubro de 1945, com a queda do regime ditatorial, segunda a Enciclopédia dos Municípios, foi nomeado como Prefeito de Ananindeua Fausto Augusto Batalha. Sua sede municipal foi reconhecida como cidade em 31 de dezembro de 1947, com a aprovação da Lei nº 62, que foi publicada no Diário Oficial do Estado, em 18 de janeiro de 1948.
O nome desse Município advém da abundância de árvores denominadas ANANI, que crescia à margem do igarapé que recebeu o nome de Ananindeua.
Entre os anos 1947 a 1956, o Município de Ananindeua contava com os seguintes, distritos: Ananindeua, Benevides, Benfica e Engenho do Ararí. No ano de 1961, pelo disposto na Lei nº 2.460, de 29 de dezembro, com as áreas de seus distritos (Engenho Ararí, Benfica e Benevides), foi constituído o Município de Benevides. Atualmente, o Município de Ananindeua é constituído apenas do distrito-sede: Ananindeua.

[editar] Lendas de Ananindeua
"O Velho Cruzeiro"
Existe um tesouro enterrado, que ninguém até hoje encontrou no local chamado de Maguary. Conta-se que um senhor que morava no Amazonas, teve um sonho,neste sonho um homem alto que usava chapéu disse-lhe: - Existe um tesouro enterrado em uma localidade no norte, ele te deixará rico! O lugar tem nome de pássaro, está enterrado proximo de uma árvore de croto; e um Cruzeiro. o homem foi ao local a trabalho, lá Temeroso em ser descoberto, e por não ser filho do Maguary, não teve coragem de desenterrar o tesouro, por causa disso em vez de sonhos com o homem teve pesadelos . - Enlouqueceu!, e desapareceu misteriosamente. diz a lenda local que até hoje o homem de branco" espera por alguém que possa desenterrar o tesouro.
"O Igarape Bom Jardim"
Existe um "Igarapé Encantado" no bairro de Maguari, com nome de "Bom Jardim", reza e lenda que meia-noite, aparece uma sereia de cabelos longos, que costuma descansar em uma pedra a cantar sua linda e encantadora canção. os igarapés são respeitados, à meia-noite poucos corajosos passam por lá. O Igarapé é respeitado e ninguém pode mexer com ele,em alguns meses do ano, surgem várias micro fontes chamadas de olhos D'água, que fazem movimento circulares, como que borbulhando, jorrando areia do fundo do rio, e aquele que se aproxima do olho d'água é flexado pelos "Encantados dos Igarapés".
"A procissão"
Na meia-noite, se vê uma procissão caminhando em direção da "Quinta das Carmita", sendo levada por um Padre Franciscano carregando uma cruz. Os romeiros carregam velas acesas, entoam cânticos religiosos fazendo barulho de corrente se arrastando. O Ritual da Procissão inicia-se primeiro na "Fonte Encantada", onde os passantes param para beber água, e depois; caminham rumo ao cruzeiro ali erguido, para rezarem. A Fonte D'água tinha um formato de uma pequena gruta, onde ouvia-se o barulho das águas do rio ao escoarem por ela. A gruta tem uma protetora conhecida como a "Mãe do rio Maguari".
"A Pedra Encantanda "
No bairro do Maguari, existe um lugar conhecido como "Cachoeirinha ou Cachoeira do encanto", diz a lenda que nesse local, existe uma pedra de formato oval no fundo rio, de tamanho avanjado, com aparência de laje, entalhados nesta pedra existe pegadas e um desenho da Ave Maguary com inscrições feitas em linguagem até hoje desconhecida. moradores antigos afirmam que é obra do "Povo do mar". Quando é maré baixa, pode-se avistar a "Pedra Encantada, no fundo do rio.O local é considerado "encantado", pois quem tenta destruir a pedra fica louco ou morre de "causa inesplicável.





Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.