terça-feira, 30 de novembro de 2010

Ele torturou Dilma

Falta alguém no presídio de Catanduva


Acusado de torturar Dilma leva vida tranquila no Guarujá Militar aposentado falou ao iG; ele está entre alvos do MPF por participação na morte de 6 pessoas e na tortura a outras 20 Ricardo Galhardo, enviado ao Guarujá.


Acusado pelo Ministério Público Federal de participar da morte de seis presos políticos e torturar outras 20 pessoas, entre elas a presidenta eleita Dilma Rousseff, o tenente-coronel reformado do Exército Maurício Lopes Lima descreve a violência nos porões da ditadura como algo “corriqueiro”. Na mesma semana em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou que o torturador de sua sucessora hoje deve estar se torturando, a reportagem do iG encontrou o militar levando uma vida calma na praia das Astúrias, no Guarujá.


Homem apontado como torturador de Dilma pediu para não ser fotografado e permitiu apenas reprodução de imagem sua tirada na época. Hoje aposentado, ele fala tranquilamente sobre os acontecimentos relatados em 39 documentos que serviram de base para a ação civil pública ajuizada na 4ª Vara Cível contra ele. Questionado sobre o uso da tortura nos interrogatórios, comentou: “Era a coisa mais corriqueira que tinha”, afirmou. Embora negue ter torturado Dilma, ele admite que teve contato com a presidenta eleita. Diz que na época não podia sequer imaginar que a veria na Presidência. “Se soubesse naquela época que ela seria presidenta teria pedido: ‘Anota meu nome aí. Eu sou bonzinho’”, afirma.


A ação aberta contra Lima e os demais acusados – dois ex-militares e um ex-policial civil - se refere ao período entre 1969 e 1970, quando Lima e outros três acusados integraram a equipe da Operação Bandeirante e do DOI-Codi, ambos protagonistas da repressão política durante a ditadura militar (1964-1985). Entre os documentos, está um depoimento de Dilma à Justiça Militar, em 1970, no qual ela pede a impugnação de Lima como testemunha de acusação, alegando que o então capitão do Exército era torturador e, portanto, não poderia testemunhar.

“Pelos nomes conhece apenas a testemunha Maurício Lopes Lima, sendo que não pode ser considerada a testemunha como tal, visto que ele foi um dos torturadores da Operação Bandeirante", diz o depoimento de Dilma. Na época com 22 anos, a hoje presidenta eleita foi presa por integrar a organização de esquerda VAR-Palmares. No mesmo depoimento Dilma acusa dois homens da equipe de Lima de ameaçá-la de novas torturas quando ela já havia sido transferida para o presídio Tiradentes. Ela teria questionado se eles tinham autorização judicial para estarem ali e recebido a seguinte resposta: “Você vai ver o que é juiz lá na Operação Bandeirante”.


Leia também





Outros depoimentos deixam mais evidente a ação do militar, como o do frade dominicano Tito de Alencar Lima, o Frei Tito, descreve em detalhes como foi colocado no pau-de-arara e torturado por uma equipe de seis homens liderados por Lima. “O capitão Maurício veio buscar-me em companhia de dois policiais e disse-me: ‘Você agora vai conhecer a sucursal do inferno’”, diz um trecho do depoimento, no qual ele diz ter recebido choques elétricos e “telefones” (tapas na orelha), entre outras agressões.



O então capitão do Exército é acusado também de ter participado da morte de Vírgilio Gomes da Silva, o "Jonas" da ALN, outra organização de esquerda que defendia a luta armada. Líder do sequestro do embaixador dos EUA Charles Elbrick, Virgílio foi assassinado no DOI-Codi, conforme admitiu oficialmente o Exército em 2009. Lima nega todas as acusações. Leia abaixo trechos da entrevista concedida por Lima ao iG:



iG - Como era chegar em casa e pensar que uma moça como a Dilma, de vinte e poucos anos, havia sido torturada?



Lima - Nunca comentei isso com ninguém, mas desenvolvi um processo interessante. Eu não voltava mais para casa, pois achava que podia morrer a qualquer momento. Me isolei dos amigos e das pessoas que gostava. O quanto mais pudesse ficar longe melhor. Era uma fuga.


iG - O senhor fugia do que?



Lima - De uma realidade. Eu sabia que ia morrer. Minha mulher estudava história na USP. Ela soube por terceiros que eu estava no DOI-Codi. As colegas dela todas presas.



iG - Então não era a tortura que o incomodava?



Lima - É como um curso na selva. No primeiro dia você vê cobras em todo canto. No terceiro dia você toma cuidado. Depois do décimo dia passa um cobra na sua frente e você chuta. É adaptação.



iG - Se tornou uma coisa banal?


Lima - Sim.



iG - E hoje em dia o que o senhor pensa daquilo?


Lima - Penso que só é torturado quem quer. Agi certo. Arrisquei minha vida. Não tive medo. Não tremi, não. E não torturei ninguém. Pertenci a uma organização triste, sim. O DOI-Codi, a Operação Bandeirante eram grupos tristes.



iG - O senhor está pesquisando no projeto Brasil Nunca Mais para preparar sua defesa?



Lima - Sim. Primeiro porque não sei quem falou. Uns me citam, outros "ouvi dizer".



iG - O MPF cita sua participação em torturas contra 16 pessoas.



Lima - É. Outro que me deixa fulo da vida é o Diógenes Câmara Arruda (ex-dirigente do PCB preso na mesma época que Dilma). Ele faz a minha ligação como torturador dele e o CCC (Comando de Caça aos Comunistas, grupo de extrema direita que atuou nas décadas de 60 e 70). Eu tinha uma bronca desgraçada do CCC. Me referia a eles como "aqueles moleques chutadores de porta de garagem". É o que eles eram. Nunca tive nada com o CCC.


iG - O senhor também é acusado de participar da morte do Virgílio Gomes da Silva (o "Jonas" da ALN, morto no DOI-Codi em 29 de setembro de 1969).


Lima - Me acusam de ter matado o Virgílio e de ter torturado o filhinho dele (então com quatro meses de idade). Eu não estava lá e demonstro para quem quiser ver (se levanta e pega um livro do Exército com os registros de todas suas mudanças e transferência ao longo da carreira). Isso são minhas folhas de alterações militares. Pode olhar aí. Fui transferido para a Operação Bandeirante no dia 3 de outubro. O Virgílio foi morto no dia 29 de setembro.


iG - Não havia entre os militares a questão moral de que a tortura desrespeita os direitos humanos?


Lima - A tortura diz respeito a direitos humanos e o terrorismo também.


iG - Um erro justifica o outro?



Lima - Estão ligados. Tortura no Brasil era a coisa mais corriqueira que tinha. Toda delegacia tinha seu pau-de-arara. Dizer que não houve tortura é mentira, mas dizer que todo delegado torturava também é mentira. Dependia da índole. As acusações não podem ser jogadas ao léu. Têm que ser específicas. Eu sei quem torturava e não era só no DOI-Codi, era no Dops também. Mas eu saber não quer dizer que eu possa impedir e nem que eu torturasse também. A tortura é válida para trocar tempo por ação.


iG - Quem torturava?



Lima - O maior de todos eles já morreu e não dá para falar dos mortos.



iG - Alguma vez o senhor contestou a prática de tortura no DOI-Codi?



Lima - Não porque existia um responsável maior, o comandante do DOI-Codi. Eu fiz a minha parte. Se eu fosse mandado torturar, não torturaria. Outros não. O Fleury (delegado Sérgio Paranhos Fleury), por exemplo, até dava um sorriso.
Matéria Portal IG.

domingo, 28 de novembro de 2010

Quem vazava ás informações para o Jader?



Há um tema a ser abordado, provavelmente em um futuro próximo: quem passava as informações das discussões estratégicas do PT para o PMDB paraense? Sabe-se que Jader era informado com privilégio sobre as posições do PT ou da corrente DS e sobre a avaliação do PMDB no governo.

Longe de se mover pelo ódio político, o velho cacique peemedebista é PHD em política, sua escola é que em política não se move por emoções, e sim pelo estômago. Mas chegou a falar que o PT tinha um bocado de fofoqueiro. O deputado ficou ferido, o informante, talvez no afã de mostrar seus serviços e puxar o saco do novo chefe, devia carregar nas fofocas. Claro, isso não foi determinante para ele não apoiar Ana Júlia.

Um dirigente petista confidenciou para o blog que ficou surpreso com as informações que um peemedebista tinha sobre o PT e o governo. Ele comentou que ficou surpreso e com cara de “tacho”, diante das informações que o peemedebista sabia. Coisa que nem dentro do PT se debatia e olha que dentro do PT quase tudo se vaza. Jader tinha um canal privilegiado de informações sobre a avaliação do PT em relação ao PMDB no governo.

Durante a ditadura militar no Brasil os milicos usavam os “cachorros”, como eram conhecidos os militantes de esquerda que, após a prisão, viravam colaboradores da ditadura, com direito a pagamento em folha. Na época se falava que o "cachorro", quando preso, recebia dois tapas, um para falar e outro para parar de falar. O caso mais famoso é do Cabo Anselmo, que entregou até a mulher grávida.

Voltando ao nosso tema: quem passava as informações estratégicas para o PMDB? Um dia a história ou as estórias devem aparecer .

sábado, 27 de novembro de 2010

PC do B pisando na bola


*CARTA DE REPÚDIO DA COMPANHEIRA ANITA PRESTES A DIREÇÃO DO PCdoB.


*
Dirijo-me à direção do PCdoB para externar minha estranheza e minha indignação com imagem, que está circulando na Internet, da capa de uma publicação intitulada "Gibi do ProgramaSocia
lista do PCdoB - O ideal e o caminho", assinado por Bernardo Joffily.

Essa publicação apresenta imagens dos meus pais, Luiz Carlos Prestes e Olga Benario Prestes, ladeando a figura de Getúlio Vargas. Também estão colocadas junto a Vargas lideranças revolucionárias como Carlos Lamarca e João Amazonas. Não posso aceitar que sejam divulgadas, sem nenhuma razão paratal, imagens dos meus pais, dois revolucionários comunistas, junto com o ditador sanguinário Getúlio Vargas, que manteve Luiz Carlos Prestes preso durante nove anos e entregou Olga Benario Prestes à Alemanha nazista para ser assassinada numa câmara de gás.

Espero, portanto, que a direção do PcdoB torne público pronunciamento a respeito e retire de circulação tal publicação, cujo teor contribuirá para adistorção da história do Brasil e, em particular, das lutas revolucionárias em nosso país.

Atenciosamente,

Anita Leocádia Prestes




quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Sandra Batista Vice Prefeita de Ananindeua: " Posso assegurar que foi o Governo do Estado que mais fez por Ananindeua."




Companheiros

Fui convidada pela governadora Ana Julia à época para ser candidata em Ananindeua, isto todos sabem.

Não tinha interesse em ser vice, o fiz após convencimento da Governadora e de seu núcleo político, em particular o articulador político de então, Charles Alcantara.
Após a saída de Charles da Casa Civil e a nomeação de Claudio Puty, o convite a minha pessoa permaneceu inalterado. Naquela altura um grupo de pessoas nas quais eu me incluia, tais como Mauro Leão, Alex, Marlon, Silvana, Solange, Fernando da DS, Jefferson, Rosa, Favacho e etc... propugnavam pela candidatura própria do PT em Ananindeua e em que pese as articulações de bastidores principalmente na esfera federal orientar que o PT devia marchar em aliança com o PMDB, sustentamos a tática eleitoral da candidatura própria, fomos vencidos no Encontro Municipal, vencendo a tática eleitoral da aliança com o Prefeito Helder.
Em seguida Claudio Puty pediu-me em nome da Governadora que mantivesse o nome para a vice, eu coloquei que não tinha interesse por saber que não haveria espaço para desenvolver um trabalho dentro das concepções do PT e partidos de esquerda.
Porém ele argumentou que precisávamos fortalecer o projeto político em curso no Estado. Foi aí que aceitei a tarefa.
Fui deputada estadual de oposição ao projeto dos tucanos, pouco podíamos trazer aos municípios, porém na época ainda no PCdoB nos vinculamos a luta pela terra urbana, pela moradia popular, nos conjuntos habitacionais. Fui a deputada que trouxe o Pro-Jovem para o Município no primeiro governo de Helder, pois só existia em Belém. Fizemos ainda um Seminário para debater os desafios e perspectivas da Região Metropolitana, e apresentamos projeto de lei que indicava a necessidade de um órgão estadual gestor do transporte coletivo público e lutamos para que os tucanos retirassem do papel o ação metrópole, que temos o orgulho de ver a nossa governadora implementar o projeto. Já naquela época identificava a necessidade por conta do estrangulamento da BR.
A função de deputada também permite que conheçamos os municípios, suas necessidades, seus problemas e soluções em todas as regiões do Pará. E não foi diferente na região metropolitana que além de ser parlamentar ainda era moradora.
Portanto conheço os problemas de Ananindeua, bem como de Marituba, Benevides e Santa Bárbara.
Na época apresentei emenda parlamentar para a construção de um pequeno teatro em Ananindeua pois nossos recursos como deputada eram ínfimos por sermos de oposição, lamentavelmente não foi pago, porque dependia muita a liberação do recurso de articulação política.
Como vice-prefeita, visitei todos os bairros e comunidades, trouxe até o Prefeito os problemas que afligem estas comunidades, que é quem tem a prerrogativa de autorizar o serviço ou a obra, em alguns não tivemos êxito, em outros conseguimos.
Há de se entender que a orientação administrativa é do PMDB e em particular do Prefeito.
Também estivemos dialogando com o Governo do Estado e muitas foram as obras e serviços encaminhados por mim que foram atendidos pela Governadora em Ananindeua. Posso assegurar que foi o Governo do Estado que mais fez por Ananindeua.
Se não faço mais é por conta do próprio cargo que é ingrato, ser vice prefeita não da autonomia e nem permite muitas realizações e não tem grande visibilidade.
O PT tem um projeto para Ananindeua elaborado quando o Partido disputou as eleições para Prefeito.

Há problemas estruturais na cidade que precisam ser enfrentados e resolvidos em parceria com os governos estadual e federal. Aliás os Programas do Governo Federal tem sido fundamentais, acredito que o PAC 1 e 2 mudará radicalmente a cara da cidade sendo que 40% do Município será saneado e urbanizado.


Precisamos cuidar imediatamente da saúde, é extremamente deficitária, há problemas de gestão.E somos dependentes de Belém para os procedimentos mais simples.


Precisamos resolver o problema do lixo ainda muito depositado nas vias e terrenos.


Precisamos trabalhar para aumentar a arrecadação própria, em particular o IPTU. Muitos condomínios estão surgindo em Ananindeua, que se torna o pólo de atração para as construtoras o que poderá possibilitar o incremento deste imposto municipal, para podermos responder as áreas mais carentes e o aumento da demanda por serviços públicos.



Precisamos ter mais programas sociais, em especial direcionados à juventude, hoje o aumento da violência tem ligação direta com a droga que toma conta de nossos bairros. Há uma timidez por parte da Prefeitura nesta questão.

E se fosse a Prefeita instituiria um canal de participação popular, mas esse é um instrumento do modo petista de governar que não é ainda o caso.


Por fim agradeço o espaço e torço para que o PT tenha candidato a Prefeito para mostrar seu Programa a sociedade. Temos bons nomes e desejo sorte a todos.
abraços

SANDRA BATISTA

Entrevista de Lula com blougueiros: "Hoje presidente, amanhã blogueiro e tuiteiro"




Presidente Lula durante entrevista coletiva com blogueiros no Palácio do Planalto, ouvindo pergunta feita online diretamente de São Paulo. Foto: Ricardo Stuckert/PR

EntrevistasQuatro meses após transmitir a faixa e o cargo de Presidente da República a Dilma Rousseff -- tempo que avalia como necessário para “desencarnar” -- Lula deverá se dedicar à blogosfera. A promessa foi feita por Lula nesta quarta-feira (24/11) na sua primeira entrevista coletiva a blogueiros, realizada no Palácio do Planalto, em Brasília. O presidente pretende utilizar o espaço na rede mundial de computadores para debater questões como o caso “mensalão” e o trabalho que pretende realizar em países da América Latina, Caribe e África.

Durante mais de duas horas de entrevista, que envolveu 11 blogueiros (10 estavam presentes no Palácio, uma online pela webcam) e as pessoas que acompanhavam pelo twitter, Lula conversou sobre eleições, justiça, imprensa, banda larga e projetos de governo, entre outros. Revelou que o pior momento de seus oito anos de governo foi o acidente em 2007 com o avião da TAM no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, deixando um saldo de 199 mortos. Lula informou que no início recebeu informações desencontradas, mas quando ligou o aparelho de tv, no gabinete do Palácio do Planalto, pode visualizar o tamanho da tragédia e perceber o tamanho do peso que carregaria em seus ombros.

“O dia em que sofri mais foi no acidente do avião da TAM em Congonhas. Nunca vi tanta leviandade”, disse, criticando os comentários e afirmações de setores da imprensa que acusavam o governo pelo acidente -- as apurações do caso apontaram erro humano dos pilotos como causa do acidente. “Foi o dia mais nervoso da minha vida. Não quero que isso se repita.”

Ouça aqui a íntegra da entrevista:

Lula iniciou a entrevista respondendo a indagação de Renato Rovai, do Blog do Rovai, sobre os avanços de seu governo no setor de comunicações. O presidente disse que no ano passado o governo federal levou a cabo a Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), apesar da resistência de setores da mídia nacional. Segundo ele, o documento proposto a partir da conferência resultará em projeto a ser encaminhado ao Congresso Nacional. “Estamos preparando agora o caminho que vai permitir a aprovação de um texto básico”, afirmou.

O presidente disse ainda que somente quando deixar a Presidência da República -- o que classificou como “desencarnar” (termo utilizado em diversos momentos da entrevista) -- poderá ter a exata dimensão daquilo que a iniciativa significou para a sociedade brasileira. Uma das providências será registrar em cartório todas as ações desenvolvidas nos dois mandatos para que o documento fique num acervo para ser consultado posteriormente.

A segunda intervenção veio por webcam. A blogueira Conceição Oliveira (blog Maria Frô) levantou de São Paulo a questão das quotas nas escolas públicas. Como a imagem mostrou a educadora fumando, antes de respondê-la, Lula disse que havia parado de fumar há um ano e que recomendava a ela a mesma atitude. Retornando ao tema levantado, Lula explicou que no ProUni -- por exemplo -- 40% dos alunos são negros. Além disso, será inaugurada em Redenção, no Ceará, a Universidade Federal de Integração Luso-Afro-Brasileira (Unilab), que terá cinco mil alunos brasileiros e outros cinco mil estudantes de países africanos que integram a CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa).

O jornalista Leandro Fortes, do blog Brasília, Eu Vi, colocou a polêmica do 3º Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH) na discussão e deu foco às investigações sobre os brasileiros mortos pelo regime militar na região do Araguaia. Fortes questionou o fato de o Brasil, dentre as nações da América do Sul, não ter punido os autores ou mandantes de tais crimes. O presidente disse que o tema foi tratado a exaustão em seu governo. Disse que por determinação dele foi promovida ampla investigação, inclusive com utilização de anúncios na mídia com pedidos de informações sobre o assunto. O objetivo foi descobrir ossadas humanas.

Aborto foi outro tema que envolveu a indagação de Fortes. Lula afirmou que pessoalmente é contrário, mas como chefe de Estado considera a questão como sendo de saúde pública. Isso porque tem certeza que muitas jovens -- de famílias mais carentes -- se submetem a técnicas pouco convencionais para a retirada de fetos, como uso de agulha de crochê ou a ingestão de chás de abacate e azeitona, colocando em risco suas vidas.

Lula abordou temas como a indicação de ministros para o Supremo Tribunal Federal (STF), as eleições no Acre, o controle dos meios de comunicação, as reformas trabalhista e política, a banda larga, a reforma da ONU, dentre outros. Ele explicou que jamais indicou um ministro para o Supremo pensando em se beneficiar de decisões do indicado. O presidente avaliou um por um os ministros que receberam indicações dele. Sobre o nome para a vaga de Eros Grau, o presidente explicou que deverá ter uma análise sem pressa e admitiu a possibilidade de fazer a indicação em conjunto com a presidente eleita Dilma Rousseff.

“O indicado terá pelo menos três grandes questões pela frente. A lei da Ficha Suja, o julgamento do mensalão e a decisão sobre o processo de extradição do Batisti (Cesare Battisti, italiano preso pela Polícia Federal e acusado de assassinatos na Itália”, ponderou.

Em sua última intervenção na entrevista, o presidente Lula afirmou que o ex-candidato José Serra, que disputou as eleições presidenciais deste ano contra a Dilma Rousseff, deve desculpas à população por ter encenado uma agressão durante passeata no Rio de Janeiro, em que foi atingido por uma bolinha de papel. Lula queixou-se também da tentativa de setores da mídia em favorecer o candidato tucano com este fato.

Ao término da entrevista, Lula se posicionou com o grupo de blogueiros para as fotos. Ele se furtou em fazer comentários sobre a importância do trabalho dos blogueiros na rede mundial de computadores e recebeu convite para participar do II Encontro Nacional dos Blogueiros Progressistas. Participaram a entrevista Renato Rovai (Blog do Rovai), Leandro Fortes (Brasília, eu vi), Altino Machado (Blog do Altino Machado), Rodrigo Vianna (Escrevinhador), Altamiro Borges (Blog do Miro), José Augusto (Os Amigos do Presidente Lula), Eduardo Guimarães (Blog da Cidadania), William Barros (Cloaca News), Túlio Vianna (blog do Túlio Vianna) e Pierre Lucena (Acerto de Contas).

Fonte :Blog do Planalto

Tortura e morte no Brasil *


O calvário de Jonas

Por Emiliano José*

29 de setembro de 1969. 11 horas da manhã. Jonas (foto) é preso pela equipe do capitão Benone Albernaz, da Operação Bandeirante, uma estrutura repressiva da ditadura. Chegou à Rua Tutóia, no Ibirapuera, na capital paulista algemado e encapuzado. Deram-lhe um violento chute no rosto, de onde passou a jorrar sangue em profusão. Era o sinal de que estavam dispostos a tudo. Não contavam com a coragem, a determinação, a lealdade de Jonas aos seus companheiros da Ação Libertadora Nacional (ALN). Ele sobreviveu por 12 horas às torturas de que foi vítima, sempre desafiando seus carrascos, que o massacraram sem dó, nem piedade. Jonas havia sido o comandante do seqüestro do embaixador americano, Charles Burke Elbrick, já então libertado, são e salvo.

Comandavam a OBAN então os majores Inocêncio Beltrão e Valdir Coelho. No comando das torturas a Jonas, revezavam-se os capitães Dalmo Cirilo, Maurício Lopes Lima, Homero Cesar Machado (PM) e Benone Albernaz, que contaram, ainda, com as colaborações diretas do delegado Otávio Moreira Jr, do sargento PM Paulo Bordini, dos agentes policiais Maurício de Freitas (Lungaretti) e Paulo Rosa (Paulo Bexiga) e do agente da Polícia Federal, Américo. Apesar dos testemunhos dos presos políticos Francisco Gomes da Silva (irmão de Jonas), de Celso Antunes Horta, de Paulo de Tarso Wenceslau e Manoel Cirilo, que estavam presos na OBAN também, e que garantiram que a morte de Jonas se dera sob tortura, a prisão e a morte dele não foram reconhecidas. Jonas tornou-se o primeiro desaparecido político brasileiro.

Todas essas informações estão no livro Dos filhos deste solo - Mortos e Desaparecidos políticos durante a ditadura militar: a responsabilidade do Estado, de autoria do ex-ministro de Direitos Humanos do governo Lula, Nilmário Miranda, e de Carlos Tibúrcio, assessor especial da Presidência da República. No mesmo livro, eles revelam que o jornalista Mário Magalhães descobriu, no arquivo do Dops, em São Paulo, o laudo e a foto do corpo, que comprovam que ele foi torturado de forma bárbara, sendo praticamente destroçado pelos assassinos da OBAN.

Na linguagem dos legistas Roberto Magalhães e Paulo Queiroz Rocha, ele apresentava hematomas internos e externos na calota craniana, fratura completa com afundamento do osso frontal e lesões em sete costelas, escoriações no rosto, braços, joelhos, punho direito, equimoses no tórax e abdômen, hematomas na mão direita e polpa escrotal. Foi identificado por meio das digitais, diante da impossibilidade de sê-lo por outros meios. Apesar disso, pasmem, os legistas afirmam que a morte não foi causada por torturas. E o delegado Emilio Mattar juntou aos documentos um bilhete escrito à mão recomendando: “não deve ser informado”. Assim produziu-se o primeiro desaparecimento.

Jonas chamava-se Virgílio Gomes da Silva. Tinha 36 anos quando foi covardemente assassinado. Relato o caso dele para lembrar o quando é justa a ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Federal em São Paulo contra quatro militares reformados, acusados de participação na morte e no desaparecimento de pelo menos seis pessoas, entre elas Jonas, além de torturar 19 presos políticos detidos pela Operação Bandeirante (A Tarde, p. B8, 5/11/2010). Provavelmente, o MPF tenha arrolado apenas quatro militares por considerar que as provas contra os demais ainda não sejam suficientemente consistentes. O procurador Marlon Weichert acrescenta, em relação ao caso de Jonas, a tortura de sua mulher, Ilda, como também a aplicação de choques elétricos em um de seus filhos, de apenas quatro meses. A ditadura não conhecia limites.

A ação do MPF é correta e evidencia o quanto foi equivocada a decisão do STF de considerar que a anistia valia também para os torturadores e assassinos do regime ditatorial. Tenho dito que não adianta varrer a sujeira para debaixo do tapete. Todos os países vizinhos que foram vítimas de ditadura já acertaram suas contas com o passado, punindo os que cometeram crimes contra a humanidade, compreendendo, como me parece óbvio, que a tortura e o assassinato sob tortura são crimes imprescritíveis.

*Jornalista, escritor e professor.

Artigo publicado no jornal A Tarde da Bahia (24/11/2010)

Mais informações em www.emilianojose.com.br

* Título do Blog ananindeuadebates

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Blogueiros “sujos” vão entrevistar Lula




Amanhã (24), às 9h em Brasília, o presidente Lula será entrevistado por 10 blogueiros “sujos” – termo usado por José Serra na campanha eleitoral deste ano para designar jornalistas não alinhados ao chamado PIG (Partido da Imprensa Golpista).
A entrevista será transmitida ao vivo pelo
blog do Planalto.
Os sujos são: Altamiro Borges (Blog do Miro), Altino Machado (Blog do Altino), Cloaca (Cloaca News), Conceição Lemes (Viomundo), Eduardo Guimarães (Blog da Cidadania), Leandro Fortes (Brasilia Eu Vi), Pierre Lucena (Acerto de Contas), Renato Rovai (Blog do Rovai), Rodrigo Vianna (Escrevinhador) e Túlio Vianna (Blog do Túlio Vianna).
Foto: Lula com Marcelo Branco coordenador das Redes Socias da Campanha da Dilma.

V Fórum Social Pan-Amazônico em Santarém



Fórum Social Pan-Amazônico


Resultado de diversos processos desencadeados no Fórum Social Mundial (FSM), o Fórum Social Pan-Amazônico será realizado entre 25 e 29 de novembro, em Santarém, Pará (Brasil) e a expectativa de participação é de cinco mil pessoas. Articulando atualmente mais de 50 organizações e movimentos sociais do Brasil, Peru, Equador, Bolívia, Colômbia, Venezuela, República Cooperativa da Guiana, Suriname e Guiana Francesa, tem três objetivos gerais:


1) Analisar e debater os grandes temas Pan-Amazônicos;


2) Propor caminhos para a superação dos graves problemas identificados na Pan-Amazônia, bem como, em longo prazo, do próprio sistema vigente;


3) Promover o desenvolvimento de ações conjuntas, locais e internacionais, dentro e fora do espaço Pan-Amazônico.


Programação 25 de novembroAbertura (à tarde)- Caminhada pelas ruas de Santarém, com encerramento na orla da cidade;


- Sugere-se utilizar a imagem de Iara – a Mãe dos Rios, como símbolo do V FSPA. Assim, este elemento seria destacado na cerimônia. Cada país deve apresentar-se trazendo e/ou falando de um símbolo/mito feminino de sua nação, principalmente ligado à água;- O desejo é fazer uma cerimônia festiva, alegre e colorida, que estimule a todos na construção de um V FSPA pautado por processos de integração e proposição.


26 de novembro Atividades autogestionadas (o dia todo) São 140 atividades que têm a intenção de trazer as experiências acumuladas pelas organizações pan-amazônicas que as propuserem.- Cada atividade deve estar vinculada a um dos 4 eixos temáticos definidos na reunião do CI/FSPA de novembro de 2009, em Santarém;


- Será solicitado, para cada organização, informações sobre a atividade realizada. Estas informações ajudarão a subsidiar os debates e deliberações que ocorrerão nos dias seguintes.


27 de novembro Discussões pautadas em eixos e mesas temáticas (o dia todo)


Eixo temático 1 – Em defesa da mãe terra


Mesa 1 – Mineração: as veias abertas da Terra


Mesa 2 – IIRSA-PAC: caminhos de desintegração


Mesa 3 – Enfrentando os monstros dos rios: hidrelétricas na Pan-Amazônia (Vida e cultura para os povos, ou mercadão de megawatts?)


Mesa 4 – Direito à cidade e direito à terra


Eixo temático 2 – Poder para os povos da Pan-Amazônia: Autonomia e Territórios


Mesa 1 – Construção dos Estados Plurinacionais: as experiências de Bolívia e Equador, e seus desafios


Mesa 2 – Nossos Territórios são a Nossa Terra


Mesa 3 – Imperialismo, Militarismo e Colonialismo na Pan-Amazônia


Mesa 4 – Autonomia, autogestão e poder popular


Eixo temático 3 – Direitos Humanos, Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais E (DHSCA’s)


Mesa 1 – Enfrentamento a criminalização dos Movimentos Sociais


Mesa 2 – Pan-Amazônia Sem Fronteiras


Mesa 3 – Contra o Racismo, Machismo e Homofobia


Mesa 4 – Economia Solidária, Soberania e Segurança Alimentar


Eixo temático 4 – Culturas, Comunicação e Educação Popular


Mesa 1 – Vozes, saberes e sons como forma de resistência na Pan-Amazônica


Mesa 2 – Nossa Imagem e Nossa Voz: Mídias Livres e Alternativas


Mesa 3 – Comunicação como direito humano


Mesa 4 – Educação popular e as lutas sociais na Pan-Amazônia Já com subsídios das atividades autogestionadas realizadas, este momento tem o objetivo de debater experiências acumuladas, e aprofundar compreensões e reflexões orientadas pelos eixos e suas respectivas mesas temáticas. Serão convidadas entidades dos países pan-amazônicos para compor as mesas e em cada uma deverá haver uma pessoa para relatar e sistematizar as discussões. Esta sistematização será apresentada nas atividades que ocorrerão no dia seguinte.


28 de novembromanhã (livre) Este momento não conterá programação oficial do V FSPA, possibilitando participar do Círio de Santarém, ou mesmo organizar outras atividades coletivas, de preferência vinculadas aos temas abordados. tarde Articulação de ações e planos de lutas pan-amazônicas por eixos Temáticos Serão realizadas 4 “assembleias”, uma separada da outra, e ao mesmo tempo. Cada um dos 4 eixos temáticos será trabalhado em uma tenda. Haverá leitura dos relatórios sistematizados, frutos das discussões das mesas componentes do eixo temático em questão. O objetivo é articular ações e plano de lutas pan-amazônicas, orientados pelos respectivos eixos temáticos.


29 de novembro manhãAssembleia final e encerramento 30 de novembro Reunião do Conselho Internacional do FSPA.


Mais informações: Escritório do V FSPA Travessa Agripina de Matos, 203, Laguinho, 68040-410 Santarém, Pará, Amazônia (Brasil) +55 93 3522-6852




Senador Nery parabéns!


Prezados amig@s,


Temos a satisfação de compartilhar com todos os integrantes da Frente Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo e demais entidades de direitos humanos a escolha do nome do Senador José Nery para receber o PRÊMIO DIREITOS HUMANOS, na Categoria Erradicação do Trabalho Escravo.
O Prêmio Direitos Humanos é a mais alta condecoração do Governo Brasileiro a pessoas e entidades que se destacaram na defesa, na promoção e no enfrentamento e combate às violações dos Direitos Humanos em nosso país.
Vejam a notícia completa no link abaixo:
http://www.direitoshumanos.gov.br/2010/11/19-nov-2010-sdh-divulga-lista-dos-vencedores-da-16a-edicao-do-premio-direitos-humanos

Atenciosamente,
Assessoria do Senador José Nery

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Opinião do Internauta: "Pioneiro, quando prefeito, não cuidou da saúde, da educação e nem da juventude, agora ele quer ser Presidente da ALEPA"


Meu caro Editor do Blog.

Pioneiro há muito que não tem atuação no município de Ananindeua, desde que abandonou Ananindeua para ser vice na chapa de Duciomar, isso já faz 6 anos. Só aparece aqui de 2 em 2 anos, para conquistar votos. Na Assembleia Legislativa não apresentou nenhuma emenda ou requerimento que beneficiasse o Município. Sei que ele tem votos aqui, tem moradores que vivem do Passado, ele asfaltou as ruas da Cidade Nova sem fazer as obras de saneamento devidas (isso é um crime, veja quantas doenças trouxe), hoje qualquer chuva alaga a Cidade Nova. Se fosse em um lugar que a justiça e o Ministério Público funcionassem ele estaria respondendo a processo por improbidade administrativa.

Infelizmente, vivemos em uma cidade que um reles asfalto traz alegria para os bestas.

Pioneiro, quando prefeito, não cuidou da saúde, da educação e nem da juventude, agora ele quer ser Presidente da ALEPA. Para que? pergunto. Ele não tem condições de assumir esse cargo e, aos eleitores do Pioneiro, pergunte quantos projetos ele apresentou em beneficio de Ananindeua?


Vejam a votação da Sandra Batista, uma mulher que dedica sua vida ao povo, realmente Ananindeua é a casa dos líderes populistas e Ficha Sujas.


Um Morador indignado.

Menos Orly Bezerra a campanha já acabou


“O Jatene é incapaz de defender uma proposta só para ganhar o voto pura e simplesmente” Orly Bezerra (foto) publicitário de Jatene em entrevista ao Jornal Liberal de Domingo 21/11/10

Postagem do ananindeuadebates sobre votação de políticos de Ananindeua repercute na blogosfera.


Deu no blog Na Ilharga

Mudança já!

Do alto da sua secular idiotice, o ordenhador escrotal que atende pela alcunha de Bacana até que falou algo oportuno, referindo-se à pífia votação para a AL da vice-prefeita de Ananindeua Sandra Batista, naquele município. Realmente, para sair do marasmo em que se encontra, deve o PT ananin superar oportunismos individuais e a subserviência que o acomete desde que virou extensão da vontade do atual prefeito. Por sinal, que mostrou do que é capaz ao sumir do comício de Dilma no 2º turno, mesmo sendo coordenador regional da campanha da presidenta eleita.
A superação, evidentemente, não virá em uma eleição ou a partir de eventual tática sectária que se queira adotar açodadamente. Porém, ao contrário do que crê Bacana, não é só o PT que não tem candidato. O partido do prefeito fez muito pelo nome de Manoel Pioneiro, no afã de sacanear a reeleição de Ana. Agora, conta com o nome do deputado estadual eleito pelo PR, Eliel Faustino Filho, como mais forte para a disputa, mas esse não é páreo para Pioneiro.
Nesse quadro, o Partido dos Trabalhadores pode ser um importante ator desde que assuma um papel relevante nas tratativas eleitorais, seja mantendo o cargo de vice na chapa que vier a ser formada seja negociando uma coligação realmente competitiva que permita o crescimento do partido, nas eleições proporcionais.

Chega de contentar-se em lavar os pratos dos banquetes barbálhicos. Um partido do tamanho do PT tem que estar à mesa como comensal respeitado.

____________________________________________________________________

Deu no Blog do Bacana

Pouco votos 2.330 votos.
Foi isso que a vice prefeita Sandra Batista teve de votos na cidade onde ocupa o cargo, Ananindeua. Ou seja,se o PT imagina disputar uma eleição com candidato a prefeito(a) por lá, tem de fazer alguma coisa. E já. A situação mostra, pelo menos, que não é só em Belém que o partido não tem um candidato natural a disputa.

sábado, 20 de novembro de 2010

Eleição 2010: Votação dos políticos de Ananindeua para Deputado Estadual no município




Deputado Pioneiro - votação em Ananindeua - 29.209 votos.












Vereador Eliel Faustino - votação em Ananindeua - 15.378 votos.












Deputado Chicão - votação em Ananindeua - 14.321 votos.












Vereador Chico Barros - votação em Ananindeua - 6.134 votos














Vice-prefeita Sandra Batista - votação em Ananindeua - 2.330 votos





Fonte TSE.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Zumbi Reina!

Para Alcir Matos

Dep. @eduardodafonte ameaça liberdade de expressão na Internet com o PL7311/10



Por Marco Gomes editor da Boo-box





Dep. @eduardodafonte ameaça liberdade de expressão na Internet com o PL7311/10


O deputado Eduardo da Fonte (PP/PE) quer proibir o anonimato na Internet e exigir registro de jornalista pra escrever blog. Leia detalhes no PL-7311/2010.

Atitudes como esta mostram quanto nossos representantes não entendem nada de Internet e fazem projetos de lei completamente confusos e impraticáveis. Melhor seria se procurassem ajuda especializada.

Se você discorda do deputado Eduardo da Fonte, mande e-mail e twitt pedindo pra ele desisitir ou alterar drasticamente esse PL absurdo.

Twitter @eduardodafonte
E-mail dep.eduardodafonte@camara.gov.br
Formulário de contato com o deputado no site da Câmara

Gente velha – independente da idade – ainda não entendeu que na Internet não há fronteiras de estado. Meu site (este que você está lendo agora), não é hospedado no Brasil, como a lei trataria este caso? A China resolveu isso monitorando e censurando todas as conexões com a Internet feitas no país, e isso nós não vamos deixar acontecer no Brasil.

Trechos que destaco do PL-7311/2010 de Eduardo da Fonte do PP, PE:

Art. 1° – É vedado o anonimato em sítios da Internet no Brasil.

§1°. Os sítios da Internet no Brasil devem indicar obrigatoriamente na sua página principal informações que identifiquem o jornalista responsável e o endereço completo para o recebimento de correspondências, citações, intimações ou notificações judiciais.

Art. 2° - §1°. Os responsáveis pelos sítios da Internet referidos no caput deste artigo devem, obrigatoriamente, indicar nome e registro profissional dos jornalistas responsáveis pelas matérias.

§2o. Aplica-se o disposto neste artigo aos sítios da Internet no Brasil que hospedem outros sítios da internet ou blogs.

Art. 4o A infração a qualquer dispositivo desta Lei sujeita os responsáveis pelo sítio da Internet no Brasil à multa no mínimo de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) e no máximo de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais) para cada infração cometida.

via @guimenga.

Um pouco sobre Anonimato
Christopher “moot” Poole: A questão pelo anonimato on-line

(clique em “view subtitles” acima e coloque as legendas em português :)

3. We are Anonymous. (nós somos Anônimos)
4. Anonymous is legion. (Anônimo é legião)
5. Anonymous does not forgive, Anonymous does not forget. (Anônimo não perdoa, Anônimo não esquece)
6. Anonymous can be horrible, senseless, uncaring monster. (Anônimo pode ser um monstro horrível e sem sentimentos)
19. The more you hate it, the stronger it gets. (Quanto mais você o odiar, mais forte ele vai ficar)

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Presidente do Iraque se opõe à execução do chanceler Tarik Aziz



BAGDÁ - O presidente iraquiano, Jalal Talabani, disse na quarta-feira que não irá assinar a pena de execução de Tarik Aziz (antigo número dois de Saddam Hussein, condenado à pena de morte pelo Supremo Tribunal do Iraque há cerca de uma semana).

O comunicado de Jalal Talabani gera divergências entre os que buscam o castigo máximo para as principais autoridades do governo derrubado e grupos que pedem que se busque uma reconciliação depois de anos de confrontos sectário.

- Sinto compaixão por Tariq Aziz porque é um cristão iraquiano. Além disso, é um homem velho, com mais de 70 anos, e por isso nunca vou assinar essa ordem - disse Talabani, um curdo, à rede televisão France 24.

Mas a oposição de Talabani não implica necessariamente que Aziz, de 74 anos, conseguirá escapar da pena capital. Aziz foi condenado em outubro por seu suposto papel em uma campanha de perseguição, assassinato e tortura de membros da oposição xiita e partidos religiosos que hoje controlam o Iraque.

" Sinto compaixão por Tariq Aziz porque é um cristão iraquiano. Além disso, é um homem velho, com mais de 70 anos, e por isso nunca vou assinar essa ordem "

A Constituição iraquiana contempla que as sentenças de morte devem ser ratificadas pelo presidente antes de ser executadas. Mas existem vias para barrar a posição do presidente, como uma decisão parlamentar ou a aprovação de um dos vice-presidentes de Talabani.

O porta-voz do Ministério da Justiça, Abdul-Sattar Bayrkdar, disse que as penas de morte podem ser executadas mesmo que o presidente se oponha a assinar a ordem.

- Se o presidente se nega a assinar a execução isto não equivale a vetar o veredicto - destacou Bayrkdar.

Apesar de Talabani argumentar que a pena de morte viola seus princípios socialistas, muitos criminosos e membros do antigo regime, incluindo o próprio Saddam, foram executados durante sua presidência.

Talabani só tratou de bloquear outra execução, a do ministro da Defesa de Saddam, Sultan Hashim al-Taie, que ainda está com vida.

Tanto o Vaticano como a Rússia apelaram ao Iraque para não efetuar a execução por razões humanitárias.

Matéria O Globo

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

terça-feira, 16 de novembro de 2010

No Twitter com a Senadora Marinor Brito



@marinorbrito qual seu posicionamento sobre o pedido do PMDB de pedir a anulação das eleições do Senado na justiça?



Marinor Brito marinorbrito @ananindebates Acho que direito de tentar todos tem Agora, se vão conseguir, é outra conversa.

No twitter: Jader apela para o tapetão

Jader Barbalho jader_barbalho O PMDB-PA entrou hoje no TRE-PA com um pedido de anulação das eleições para o Senado (protocolo nº 21.744).

Entrevista da TV Brasil com dona Dilma a mãe de Dilminha

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Edson " Essas críticas de Chico Cavalcante o diminuem como profissional, por que são críticas descuidadas de uma realidade que ele não estudou"



"Essa crítica por sermos de fora é apenas xenofobia, coisa pequena, que não engradece as pessoas" Edson Barbosa da Link.


O Baiano Edson Barbosa da Empresa Link publicidade que fez a comunicação da campanha de Ana Júlia, deu entrevista ao Jornal Diário do Pará (clique aqui e leia a entrevista), respondendo as críticas do marketerio Chico Cavalcante.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Para Elas

Frassinete (Uruá-Tapera), Rita Soares (blog da Repórter)
Edilza Fontes ( Blog da Edilza) e Ana Celia (Blog Perereca da Vizinha) e para Linda





Sandra
(Gilberto Gil)

Maria Aparecida porque apareceu na vida
Maria Sebastiana porque Deus fez tão bonita
Maria de Lurdes, porque me pediu uma canção pra ela
Carmensita sussurrou seja benvindo no meu ouvido
Na primeira noite quando nós chegamos no hospício
E Lair, Lair porque quis me ver e foi lá no hospício
Salete fez chafé que é um chá de café que eu gosto
E naquela semana tomar chafé foi um vício
Andréia na estréia, no segundo dia, meus laços de fita
Cíntia porque embora choque Rosa é cor bonita
E Ana porque parece uma cigana da ilha
Dulcina porque é santa, é uma santa e me beijou na boca
Azul porque azul é cor e cor é fé menina
Eu sou tão inseguro porque o muro é muito alto
E pra dar um salto me amarro na torre no alto da montanha

Amarradão na torre dá pra ir por mundo inteiro
E onde quer que eu vá no mundo eu vejo a minha torre
É só balançar que a corda me leva de volta pra ela




A canção "Sandra", fala sobre a experiência de Gilberto Gil por ter sido preso por porte de drogas no sul do país e ter sido condenado a permanência em manicômio judiciário em Santana Catarina e as meninas iam visitar e cuidar dele no manicômio. leia mais..

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

A OAB se tornou o Gilmar do B: Caberá ao dr. Ophir decidir se o Tiririca pode assumir ou não

Texto: Paulo Henrique Amorim

Este ordinário blogueiro ficou muito impressionado com a participação do presidente nacional da OAB, dr. Ophir Cavalcante, na tentativa de Golpe de Estado da Educação em que se transformou a pseudo crise do ENEM.

No fim de semana, o dr. Ophir disse que a prova do ENEM era um desastre.

Desastre foi a palavra que ele empregou para se referir também à suposta censura à imprensa, que a fixação de um marco regulatório, para a Comunicação, que, segundo ele, pode significar.

Na verdade, este ordinário blogueiro está impressionado com a ubiquidade do dr. Ophir.

Dele e da OAB nos quatro cantos do País.

Breve, o dr. Ophir será convidado pelo PiG a dar opinião sobre quem deve levar o prêmio da Fazenda.

O dr. Ophir será devidamente consultado sobre se Caetano Veloso deve defender a Bahia na campanha contra o Nordeste desfechada pelos adeptos do Serra.

Aguarda-se ansiosamente a opinião do dr. Ophir sobre se a bolinha de papel provocou irreversível desorganização mental no José Serra.

O dr. Ophir também será consultado sobre a expansão imobiliária do primeiro ministro israelense Benjamin Netanyahu na cidade de Jerusalém.

Será que o dr. Ophir se tornou um “especialista de prateleira” do PiG ?

Essa categoria é uma peculiaridade brasileira.

São os “especialistas” que dão as entrevistas que o PiG acolhe com entusiasmo.

O dr. Yves Gandra Martins é outro “especialista de prateleira”: o PiG pensa e ele escreve.

É quase um bate-pronto.

O Oscar dessa categoria é, sem dúvida, do ex Supremo Presidente Supremo do Supremo Tribunal Federal, o ministro Gilmar Dantas (**).

É um fenômeno de simultaneidade que a física quântica ou atômica não registra.

O ex-Supremo Presidente Supremo diz precisamente o que e quando o PiG (*) precisa.

O dr. Ophir é um candidato a Supremo Presidente Supremo da OAB.

Por enquanto, ele é o Gilmar do B.

O que não é pouca coisa, convenhamos.

O dr. Ophir mereceu uma visita especial do Ministro Fernando Haddad que explicou que a crise do ENEM é uma espécie de celebração do traque.

Ao sair do encontro ministerial, o dr. Ophir parecia menos desastroso do que antes.

Ou seja, pode-se suspeitar que o dr. Ophir não entenda patavina do TRI, o método universal utilizado pelo ENEM.

Mas, não tem importância.

O PIG determinou que o dr. Ophir e a OAB passem a entender de tudo.



Caberá ao dr. Ophir decidir se o Tiririca pode assumir ou não.



quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Foram as Rede Sociais e a militância que ganharam as eleições





Não concordo de maneira nenhuma com as colocações do marqueteiro João Sanatana, que coordenou a campanha televisiva de Dilma Rousseff. É ridículo dizer que foi o Caso Erenice Guerra que forçou o Segundo Turno. Foi a boataria e o cunho religioso, senhor João Santana, que jogou Dilma para o Segundo Turno. Marcelo Branco, Juan (foto), Jussara Seixas, Daniel Bezerra e outros blogueiros das Redes Sociais e a militância petista foram os responsávei pela vitória inédita de uma mulher a chegar a presdiência da República. Muita gente que tinha vestido seu pijama saiu de casa e foi pra ruas lutar contra o RETROCESSO, representado na figura de José Serra. O Comando de Campanha da Dilma comete um GRAVE ERRO ao desprezar a militância e todo o pessoal das Redes Sociais. A quem interessa o desmantelamento da Rede Social e sua militância? Será que o PT continuará confiando na força do dinheiro para contrar marqueiteiro de campanha e não acreditando na garra e na energia política de sua militância?
Conheci pessoalmente Marcelo Branco e o Juan do Rio de Janeiro. Eles lutaram muito, muito mesmo. Fizeram encontros em quase todos os Estados com os blogueiros no objetivo de estruturar as Redes Sociais, que o PT até agora não percebeu sua força. Parabenizo aos dois pelo grande trabalho. Um primor. Vocês merecem uma Coroa de Honra, como os demais blogueiros e todo a militância.
A INTERNET e a Militância nas ruas venceram as eleições para Dilma Rousseff. Esse tipo de campanha televisiva tá fadada ao fracasso, já se esgotou seus meios para convencer o eleitorado.
Viva a militância da Internet!

Atenciosamente, Daniel Bezerra - criador e editor geral do Blog da Dilma.