quinta-feira, 31 de março de 2011

O Golpe de 64: VIDEO HISTÓRICO E INEDITO SOBRE TORTURAS NO BRASIL

Documentário Brazil: A Report on Torture(1971), de Haskell Wexler e Saul Landau. Filmado no Chile, logo após a chegada dos 70 presos políticos brasileiros trocados pelo embaixador suíço, é um documentário com cenas fortes (há reconstituições de vários tipos de tortura). Os autores do documentário estavam no Chile, para entrevistar Salvador Allende, e, enquanto esperavam para marcar a entrevista, ficaram sabendo da chegada do grupo. Resolveram entrevistá-los. É um documento histórico. Um dos entrevistados é o Frei Tito, que, mais tarde, veio a se suicidar (em 1974, na França), assim como uma outra entrevistada, Maria Auxiliadora Lara Barcelos, que também se matou (em 1976, em Berlim). No vídeo, aparecem também Jean Marc van der Weid, ex-presidente da UNE e Nancy Mangabeira Unger, do ex-ministro Mangabeira Unger.



  Na imagem Maria Auxiliadora Lara Barcelos, que se  matou em 1976, em Berlim.



Nancy Mangabeira Unger, irmã do ex-ministro Mangabeira Unger






UNEGRO/PARÁ – Nota de repúdio ao Deputado Jair Bolsonaro



A União de Negros pela Igualdade no Pará – UNEGRO/PA – entidade com mais de 23 anos forjados na batalha incessante contra o racismo, as desigualdades de gênero e de classe social e que incansavelmente defende o exercício pleno da cidadania pela população negra brasileira repudia as manifestações racistas,preconceituosas,homofobicas do deputado federal Jair Bolsonaro.

Para nós da UNEGRO/PA a manifestação do Deputado Federal Bolsanaro não é algo isolado e sim a materialização do pensamento de determinado setor da sociedade brasileira que fomenta o racismo e o ódio a homoafetividade.Faz parte da resistência dos que são contra as conquistas que o povo brasileiro tem alcançado na luta por igualdade de oportunidade e espaços reais de inclusão social.

Por isso, temos que unir a sociedade brasileira para repudiar e sepultar tais manifestações evitando, assim, que esse tipo de pensamento venha a tomar corpo como nos regimes nazistas,pois só traz atraso para o desenvolvimento e fortalecimento de nossa sociedade.

Vanderlei Pinheiro-Presidente Estadual da UNEGRO/PA 31 de março de 2011 08:1

quarta-feira, 30 de março de 2011

Araguaia: 17 castanheiros fuzilados por militatres em 1974


Deu no blog do Paulo Fontelles

Araguaiana 2

Um ex-mateiro de Apinagés, nos relata quem em 1974 uma tropa de militares enfiados na mata encontra 17 castanheiros na região da Faveira, São João do Araguaia.
Diz o velho, hoje em cadeira de rodas, que sob o comando de um oficial na qual não sabe precisar o nome que os 17 trabalhadores rurais foram fuzilados pela patrulha.
Todos os corpos, estraçalhados, ficaram insepultos e não há registros se ali houve a famigerada "operação-limpeza".
Tal evento, macabro, ficou silenciado por todos estes anos.

terça-feira, 29 de março de 2011

Racismo: Porque ele ainda está solto?


O Globo

RIO - O deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) foi parar nos assuntos mais comentados do Twitter após uma polêmica entrevista ao programa CQC, da Band. Ao participar do quadro "Povo quer saber", em que respondeu a curiosidades do público, o deputado disse que seus filhos não correm o risco de namorar uma mulher negra ou virarem gays, porque "foram muito bem educados". - Não vou discutir promiscuidade com quer que seja. Eu não corro esse risco. Os meus filhos foram muito bem educados e não viveram em ambientes como lamentavelmente é o teu - disse Bolsonaro, em resposta a uma pergunta da cantora Preta Gil. Sobre como encararia a homossexualidade de um filho, o deputado voltou a repetir que "não corre este risco": - Isso nem passa pela minha cabeça. Eles tiveram uma boa educação. Eu sou um pai presente, então não corro este risco. Numa entrevista em que disse que seus gurus na política são todos os presidentes da ditadura militar, Bolsonaro falou também sobre uma possível participação em uma parada gay: - Não iria porque não participo de (eventos para) promover os maus costumes. Até porque acredito em Deus, tenho uma família, e a família tem que ser preservada a qualquer custo, senão a nação simplesmente ruirá. Em seguida, o parlamentar respondeu por que é contra as cotas raciais, adotadas em várias universidades brasileiras. - Todos nós somos iguais perante a lei. Eu não entraria em um avião pilotado por um cotista, nem aceitaria ser operado por um médico cotista. A forma como Bolsonaro agiria em relação a opções dos filhos foi questionada mais de uma vez pelo público. Em uma delas, perguntaram ao deputado o que ele faria se um filho fosse flagrado usando drogas. - Daria uma porrada nele, pode ter certeza disso - disse o parlamentar, para responder em seguida se "torturaria" o filho pelo uso de entorpecentes: - Se agir com energia é torturar, vai ser torturado. Antes de dizer que é "uma pessoa excepcional dentro de casa", Bolsonaro disse que detesta Cuba e que, por ele, Dilma Rousseff jamais seria presidente da República: - Pelo passado dela, de seqüestros e roubos - afirmou, referindo-se à época em que a presidente fazia parte de grupos de esquerda que lutavam contra a ditadura. Bolsonaro também enumerou os motivos pelos quais sente saudades do regime militar no Brasil: - Do respeito, da família, da segurança e da ordem pública e das autoridades que exerciam autoridade sem enriquecer.

E o pedido A CPI da ALEPA?

Informativo oficial da Assembleia Legislativa do Pará

PV de Ananindeua vai ter candidato a Prefeito

Deu no blog do Zé Carlos do PV

PV de Ananindeua escolhe conselho municipal


O PV no Pará vai avançando na sua independência e democracia. Os conselhos municipais estão sendo eleitos pelos filiados em encontros municipais para dirigir o Partido nas eleições de 2012, onde teremos chapa própria de vereador e prefeito, pelo menos nos grandes e importantes municípios do Estado.
Neste sábado, dia 26.03, foi a vez do PV de Ananindeua engrossar a caminhada e escolher os conselheiros municipais. O conselho escolhido, reuni-se na segunda-feira para eleger a nova executiva. Estamos de parabéns.

Documentário:Hércules 56: O Brasil Sob a Ditadura Militar



HÉRCULES 56 é um documentário de longa metragem sobre a luta armada contra o regime militar, focado no seqüestro do embaixador Charles Burke Elbrick, ocorrido na Semana da Independência de 1969. Em troca do diplomata foi exigida a divulgação de uma manifesto revolucionário e a libertação de quinze presos políticos, representantes à época de todas as tendências políticas que combatiam a ditadura. Banidos do território nacional e com a nacionalidade cassada, eles foram conduzidos ao México no avião da FAB Hércules 56.


Os personagens principais do filme são os remanescentes daquele grupo: Agonalto Pacheco, Flávio Tavares, José Dirceu, José Ibrahin, Maria Augusta Carneiro Ribeiro, Mario Zanconato, Ricardo Vilas, Ricardo Zarattini e Vladimir Palmeira. Os que já faleceram estão presentes através de materiais de arquivo: Luís Travassos, Onofre Pinto, Rolando Frati, João Leonardo Rocha, Ivens Marchetti e Gregório Bezerra. Em entrevistas individuais, eles relatam as condições de atuação política no final dos anos 1960, a prisão, a libertação, a curta permanência no México e o período vivido em Cuba, terminando por avaliar a experiência da luta armada no Brasil.

Para rememorar os objetivos e detalhes do seqüestro, o seu contexto e a repercussão sobre o processo político nacional, o filme promove a reunião de Cláudio Torres, Daniel Aarão Reis e Franklin Martins, dirigentes da Dissidência da Guanabara (DI-GB), que idealizou a ação e passou então a adotar a sigla MR-8; e Manoel Cyrillo e Paulo de Tarso Venceslau, os dois únicos remanescentes da Ação Libertadora Nacional (ALN), que realizou conjuntamente a operação.


Uma terceira linha narrativa é constituída por extenso material audiovisual de época, em grande parte inédito no Brasil, pesquisado nos Estados Unidos, Cuba, França e México.

domingo, 27 de março de 2011

CPI da ALEPA: Deputados que ainda não assinaram

A Comissão Parlamentar de Inquérito pretende apurar esquema de pagamento de supersalários a funcionários fantasma, na Assembleia Legislativa do Pará na gestão do Deputado Domingos Juvenil do PMDB.

Alexandre Von (PSDB)
Ana Cunha ( PSDB)



Belo (PSB)
Antonio Rocha (PMDB)

Cassio Andrade (PSB)
Cilene Couto (PSDB)
Eduardo Costa (PTB)

Macarrão (PMDB)


Eliel Faustino (PR)

Fernando Coimbra (PDT)


Haroldo Martins (DEM)

Hilton Aguiar (PSC)
Gabriel Guerreiro (PV)

João Salame (PPS)

Josefina (PMDB)

Junior Ferrari (PTB)
Junior Hage (PP)

Luiz Rebelo (PP)

Luzineide (PSDB


Marcio Miranda (DEM)

Matinho Carmona (PMDB)
Nilma Lima (PMDB)


Alesandro Novelino (PSC)

Osorio Juvenil (PMDB)
Parsival Pontes (PMDB)


Pastor Divino (PRB)

PIO X (PDT)

Presidente da ALEPA Pioneiro (PSDB)

Raimundo Santos (PR)

Simone Morgado (PMDB)
Tião Miranda (PTB)

Megale (PSDB)

CPI DA ALEPA: DEPUTADOS QUE ASSINARAM

Edmilson Rodrigues (PSOL)



Edílson Moura (PT)


Deputado Zé Maria (PT)
Airton Faleiro ( PT)
Milton Zimmer (PT)
Chico da Pesca (PT)
Deputada Bernadete (PT)
Waldir Ganzer (PT)



Bordalo (PT)



sexta-feira, 25 de março de 2011

Ancelmo Gois contra Censura



Deu na Coluna de hoje do AncelmoGois.

Em Nome da Constituição, o STF adiou a faxina na política para 2012.
Se é para cumprir a Constituição, que tal começar pelo dispositivo que proíbe a censura à imprensa? O STF tem feito vista grossa aos vários casos.
Com todo respeito.


quinta-feira, 24 de março de 2011

Censura no Pará ao Blog da Perereca; Juíza manda retirar matéria sobre aluguel de Casa de desembargador ao Governo Jatene.


Deu no Blog da Perereca da Vizinha

Juíza manda retirar do ar matéria sobre aluguel da casa de Milton Nobre ao Governo do Estado.


Comunico aos leitores da Perereca que estou retirando ar a matéria sobre a casa que o desembargador e conselheiro do CNJ, Milton Nobre, aluga ao Governo do Estado.

Tal se deve à decisão judicial abaixo, que publico na íntegra.
Depois de retirar a matéria em tela, vou procurar a OAB, a Defensoria Pública e, inclusive, o CNJ, vez que penso que essa decisão agride a Constituição Federal, que todos devemos amar e defender.
No entanto, faço este comunicado para que não restem dúvidas acerca do cumprimento dela.