quarta-feira, 16 de abril de 2014

Deputado Edilson Moura (PT) apresenta Projeto de Lei que disciplina a alimentação oferecida em escolas públicas do estado

Via blog do Deputado Edilson Moura
O deputado estadual Edilson Moura(PT), protocolou junto à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do estado Projeto de Lei que disciplina a alimentação oferecida nas unidades escolares que atendam à educação infantil, básica e fundamental do Estado do Pará.

O Projeto determina que os alimentos fornecidos nas cantinas das unidades escolares do estado deverão observar aos padrões de qualidade nutricional e de vida indispensáveis à saúde dos alunos. Todas as Informações nutricionais dos alimentos deverão ser afixadas nos murais das cantinas.

O Projeto veda ainda a comercialização de bebidas alcoólicas, refrigerantes, balas, pirulitos, gomas de mascar e afins, alimentos industrializados com teores elevados de açucares, gorduras saturadas, gorduras trans e sal, salgados fritos, alimentos que contenham nutrientes comprovadamente prejudiciais à saúde.

Nos últimos anos têm se verificado um aumento alarmante no consumo de produtos industrializados, com alto teor de gorduras e açúcares, tornando-os extremamente nocivos à saúde humana. Isto, somado à falta de informação nutricional e ausência de educação alimentar nas escolas, além da enxurrada de anúncios televisivos incitando o consumo de alimentos de baixo valor nutricional, vem contribuindo para o aumento de doenças ligadas à alimentação.


Dados apontam que, no Brasil, 30% das crianças apresentam sobrepeso e 15% delas já são obesas, crescendo, de modo alarmante, a incidência de obesidade infantil, colesterol alto, distúrbios glandulares, diabetes tipo 2, entre outras doenças relacionadas aos maus hábitos alimentares.

Ascom Edilson Moura

Um comentário:

Na Ilharga disse...

Há projeto de lei, com teor semelhante, tramitando no Congresso Nacional. De qualquer modo, é digna de todos os elogios à iniciativa de Edilson, quanto mais se sabe que ele foi da teoria à prática no colégio Sophos, tomando a iniciativa de fazer a substituição dessa merenda venenosa que as escolas daqui herdaram das escolsa estadunidenses, por uma alimentação saudável a quem está em idade de ter todos os cuidados com esse ítem.