domingo, 4 de outubro de 2015

José Eduardo Dutra, ex-presidente do PT e da Petrobras, morre aos 58 anos


Ele tinha 58 anos e lutava contra um câncer; funeral ocorrerá em Belo Horizonte

Dutra foi presidente Nacional do Partido dos Trabalhadores e senador da República pelo Estado de Sergipe; Em nota oficial, o atual dirigente da sigla, Rui Falcão, lamentou a morte do companheiro e ressaltou a força de sua "notável vida pública"


Faleceu na madrugada deste domingo (4) o ex-senador José Eduardo Dutra (PT), aos 58 anos, em Belo Horizonte (MG). O Partido dos Trabalhares lamenta profundamente a perda e se solidariza com a família do ex-presidente da sigla.

Por meio de nota oficial, o atual presidente Nacional do PT, Rui Falcão, lamentou a morte do companheiro e ressaltou a força de sua “notável vida pública”.

“José Eduardo Dutra foi um homem público de primeira qualidade, um batalhador da causa da justiça social e um exemplo de dedicação ao Partido dos Trabalhadores”, diz o texto.

A mensagem relembra também as importantes batalhas eleitorais que disputou no estado de Sergipe, onde, em 1994, sagrou-se senador da República.

História - José Eduardo de Barros Dutra nasceu no Rio de Janeiro, em 11 de abril de 1957. Foi presidente do Sindicato dos Mineiros do Estado de Sergipe (Sindimina), de 1989 até 1994 e dirigente nacional da Central Única dos Trabalhadores, de 1988 até 1990.

Em 1994, foi eleito senador da República pelo Estado de Sergipe.

Foi presidente da Petrobras de 2003 a 2005. Retornou à Petrobrás como presidente da Petrobras Distribuidora, de 2007 a 2009. Deixou o cargo para disputar a presidência do Partido dos Trabalhadores, sendo eleito para o biênio 2010-2012.

Era, atualmente, primeiro suplente do senador Antônio Carlos Valadares (PSB/SE).

Nenhum comentário: