segunda-feira, 11 de abril de 2016

O discurso do general... E minha resposta.


Artigo de Ivan Sampaio*

Em meio a anarquia política que se envereda em descaminho institucionais de nossos dias, circula na rede um discurso do General Paulo Chagas em que faz uma longa avaliação também da desordem social e policial que assola a nação, é fundamentado em razões claras, verdadeiras e indefensáveis. É verdadeiro seus sentimentos por tudo que ocorre e que são estampado em Jornais, revistas e na televisão. O general nos faz ver que vivemos em uma terra sem lei, em que as forças de estabilidade e controle dos desvarios sociais são tímidas ou inexistentes contra o império do crime. Com isso a sociedade sofre com a impunidade de seus comuns criminosos que ousam assanhar-se contra o estado fraco e debilitado em suas entranhas por todo tipo de doenças funcionais que destroem sua capacidade de agir e produzir paz social. O general também acerta ao apontar o dedo para a ferida aberta nos poderes do estado, com a podridão das relações da Republica. Afinal, como trazer paz, ordem e mesmo progresso quando a nação está completamente à deriva e enredada em escândalos sem fim e sem caminho a seguir?
Mas o General erra quando fala daquela inesquecível "noite que durou 21anos", um vídeo que todos deveriam ver que demonstra como ocorreu o assalto a nossa democracia, que como hoje, na época, o povo ia às ruas e demonstrava opiniões, gozava seu direito de fazer manifestações e greves na luta por um país melhor. O Regime militar nasceu da trama da Guerra Fria e o golpe foi com incentivos promovidos pela CIA, que evitava através de seus planos de investimento e logística, com golpes militares e de estado, que os países da América Latina, seguissem o caminho do Comunismo, temido pelo mundo ocidental e democrata, como havia ocorrido pela tomada do poder por Fidel Castro em Cuba em 1959. A cortina de ferro assanhava-se em sua expansão no além-mar, motivada sobretudo pelas conquistas e novas anexações no eixo Europa e Ásia. O mundo estava dividido. Cuba, acossada pelas investidas e pela fracassada invasão da Baia dos Porcos feita pelos Estados Unidos, cedia à União Soviética para posicionamentos dos mísseis em seu território que a levou ao bloqueio imposto pelos americanos que dura até nossos dias.
O General podia em seu discurso puxar da lembrança, e explicar por que para combater a anarquia, na ausência de um líder democrático, foi imposto ao povo a lei do silêncio, toque de recolher e muita repressão com tanques e tropas que avançavam sobre estudantes e cidadãos comuns? E explicar por que o fechamento do Congresso Nacional ? Por que censuraram a imprensa livre e criaram os porões de tortura e de assassinatos contras os inimigos do regime? Depois de 21 anos em que governaram ao modo dos quartéis, entregaram o poder em meio a inflação sem controle, estagnação econômica, endividamento extratosférico e total desaprovação popular. Como podemos corrigir os erros de hoje com àqueles que se mostraram incapazes no passado? O último general presidente disse em sua despedida, "me esqueçam!".

Ivan Sampaio é empresário, foi Presidente da ACIA (Associação Comercial e Industrial de Ananindeua)

Nenhum comentário: